segunda-feira, 5 de abril de 2010

1ª Reunião de Pais e Responsáveis Ministério Infantil 2010

     No dia 28/03/2010 realizamos nossa primeira reunião com pais e responsáveis no ano de 2010. Embora não tenham comparecido todos os pasi ficamos felizes com a presença dos que compareceram.
     Nossa reunião foi uma benção! Falamos sobre projetos que temos para o Departamento Infantil nesse ano de 2010 e principalmente sobre a importância dos pais na vida de seus filhos, na formação do seu caráter cristão e em levá-los e incentivá-los a irem a igreja e participarem do grupo Infantil.
      Para exemplificar isso, realizamos uma dinâmica muito legal que também serve para descontrair e deixar os pais mais envolvidos e participativos na reunião. Por isso foi feita loo no início da reunião. Vou postá-la abaixo para quem quizer fazê-la:
      Entregamos uma bexiga para cada responsável e pedimos para que enchessem pensando na criança a qual está representando (seu filhos). Logo em seguida pedimos para que jogassem a bexiga para cima sem deixá-la cair e chamamos uma mãe voluntária para nos ajudar na dinâmica. Quem se candidatou foi a Débora, a mamãe do Marcos Paulo e da Maria. Pedimos a Débora que fosse tocando nas outras mães e a medida que Débora ia tocando as mamães iam sentando nos seus lugares, deixando suas bexigas no ar. Enquanto isso eu Luciane ajudamos as mães a não deixarem seus balões caindo. No final ficou apenas eu e Luciane tentando deixar as bexigas no ar e os pais sentados olhando.
     Como resultado nem eu nem Luciane conseguimos manter todaEs as bexigas no ar. Muito pelo contrário deixamos a maioria cair no chão. O que podemos refletir com essa dinâmica é que se nós não tivermos o apoio dos pais, ficará difícil realizar o trabalho sozinhas. No início da dinâmica estava tudo organizado e funcionando direitinho pois todos estavam participando e ajudando. Com isso nós podemos ortientá-los a participarem na formação cristã de seus filhos, motivando-os a irem a igreja, participando das reuniões, tendo interesse em conversar com seu filho e saber o que ele está aprendendo na igreja etre outros assuntos que também mencionamos.
     Chamamos a a atenção para aqueles que trazem as crianças a igreja através do Evangelho de Marcos 10:13-14:
     "Então, lhe trouxeram algumas crianças para que os tocasse, mas os discípulos os repreendiam. Jesus, porém, vendo isto, indignou-se e disse-lhes: Deixai vir a mim os pequeninos, não os impeçais, por que dos tais é o reino de Deus."
      Vemos nesse versículo que as crianças eram levada a Jesus para que Ele as tocasse. Ela não foi sozinha, alguém a levou! O que queremos dizer é que a criança depende de alguém que a leve, alguém que mostre o caminho a ela! E é preciso incentivar aqueles que levam as crianças até Jesus! É preciso que os pais, que são os principais responsáveis pela formação de seus filhos, levem as crianças!
      Assim como achamos importante a formação da escola, assim como ensinamos os filhos para o mundo, assim como buscamos cursinhos preparatórios, cursinhos de inglês, espanhol, informática, esporte, balé etc. Não podemos esquecer de forma alguma a formação espiritual. Pois essa é tão importante ou até mais importante do que todas as outras. Hoje as crianças estão vivendo num mundo cad vez mais recheado de informações, onde existe uma distorção de valores e princípios. Se não educarmos as crianças hoje, podemos ofrer mais tarde!
      Em fim! Graças a Deus nossa reunião foi uma benção! Confesso que fiquei um pouco nervosa... mas para minha primeira reunião... acho q ficou muito bom!
       No final da reunião distribui um texto para cada responsável e fiz uma leitura alta com acompanhamento de todos. Segue o texto abaixo:

IGREJA ASSEMBLÉIA DE DEUS
Praça João Moreira nº90, Anchieta
Pastor Sóstenes Teixeira de Mello
Líderes do Ministério Infantil: Sunamita e Luciane


1º Reunião de Pais e Responsáveis 2010

MENSAGEM AOS PAIS

"A criança aprende o que vive e vive o que aprende”



Se a criança vive sob crítica, Ela aprende a condenar;
Se a criança vive sob hostilidade, Ela aprende a brigar;
 Se a criança vive ridicularizada, Ela aprende a ser tímida;
 Se a criança vive sob humilhação, Ela aprende a sentir-se culpada;
Se a criança vive com tolerância, Ela aprende a paciência;
Se a criança vive com encorajamento, Ela aprende a ter confiança;
Se a criança vive com louvor, Ela aprende a apreciar;
 Se a criança vive com compreensão, Ela aprende a justiça;
Se a criança vive com segurança, Ela aprende a ter fé;
 Se a criança vive com aprovação. Ela aprende a gostar de si mesma;
 Se a criança vive com aceitação e amizade, Ela aprende a achar amor no mundo.


"Nós amamos porque Deus nos amou primeiro". Vamos ensinar as crianças o quanto Deus nos ama...

           Em fim foi uma benção! Quero agradecer as mães que compareceram! Incluive  ao único pai presente na reunião, o diácono Davi. Também as mamães Bárbara, Débora e mamãe da Milene e Kauã que não frequentam a igreja mas nos prestigiaram com ua presença. Ao tio Antônio que as levou para a reunião e ao irmão Antonio Marcos que as levou embora. As tias Priscila, Cassia, Patricia e Paula que ficaram ensaiando as crianças enquanto estávamos na reunião. A tia Luciane pelo cachorro quente e bolo! Uh que delícia! E a tia Valda que ajudou na cantina!!! Deus abençoe a todos!!! Esperamos estar realizando outras reuniões esse ano. E também com a presença de mais responsáveis! Beijinhos Tia Sunamita

6 comentários:

  1. agradeço a Deus pela sua vida amada irmã...obrigada pelas dicas...pois estou no dept.infantil esse ano e preciso de algumas dicas como essas....sei que não é facil,mas com a graça e misericórdia de Deus tudo da certo....Deus continue te abençoando e te usando na vida das crianças....ore também por mim...bjinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém Daniso!! Com graça, misericórdia e amor aos pequeninos tenho certeza que será uma caminhada de grandes vitórias!! Deus nos abençoe nesse ministério mais que abençoado!!

      Excluir
  2. ola irmã meu nome também é sunamita e tambem trabalho com criança e vo ter minha primeira reunião com paiproxima semana
    to muito nervosa.

    ResponderExcluir
  3. ola irmã meu nome também é sunamita e tambem trabalho com criança e vo ter minha primeira reunião com paiproxima semana
    to muito nervosa.

    ResponderExcluir

Deixe seu recadinho

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...