quinta-feira, 26 de abril de 2012

As crianças de Vieira

        Hoje limpando minha caixa de e-mail, reli alguns textos e tive a oportunidade de reler esse texto escrito pelo amigo Alipio Vallin em novembro de 2011. Que alegria começar a manhã refletindo uma boa leitura. Tal leitura me leva não somente a parar de reclamar dos problemas da vida, mas também olhar a criança como um exemplo, e também orar pelas crianças que sofrem e passam necessidades em todo o mundo. Muitas vezes não podemos ir, mas sabemos que a nossa oração tem poder! Abaixo segue o texto do Alípio que gostaria de compartilhar com vocês!

As Crianças de Vieira
por Alípio Vallim

Sempre que estou vivendo dias ruins eu entro em crise. Minhas crises existenciais são motivadas pelos meus problemas, minhas inquietações e frustrações. Minhas crises são chatas, e afetam todos que estão ao meu redor. As crises são ruins demais. Caio Fábio diz que as crises existenciais só terminam quando passamos dessa para melhor. É mesmo.

Viver sempre exigirá de nós momentos de crises. Não vai me dizer que você não tem.

Uma coisa interessante nas crianças é que elas nunca se queixam de crises existenciais. Você já viu alguma criança preocupada com o futuro ou sendo analisada por um psicanalista por estar passando uma enorme crise existencial? Claro que não. Crianças não se preocupam com questões materiais, isso é preocupação de adulto. Crianças vivem com alegria, enchem o mundo de graça e nos ensinam muito sobre o Reino de Deus. Lembrei-me das crianças de Vieira.

Vieira é uma cidade localizada na região serrana do Rio. É uma das cidades atingidas pela terrível enchente de janeiro que destruiu a vida de milhares de pessoas. Em Vieira, muitas crianças perderam seus pais, irmãos, tios, primos, amigos, vizinhos, casas, brinquedos. Em Vieira as crianças perderam muitas coisas, mas não perderam a alegria e o sentido da vida.

As crianças de Vieira eram alegres, sorridentes, pacificadoras, graciosas, refletiam a imagem de Deus. Elas me ensinaram sobre humildade, alegria, dependência, perdão, humildade, comunhão, amizade. Eu aprendi sobre o Reino de Deus com as crianças de Vieira.

Lembrei-me das crianças de Vieira, estou com saudade delas e fiquei envergonhado por reclamar dos meus pequenos problemas. Sou um maltrapilho, preciso voltar a andar com crianças.

Acho que a melhor coisa a se fazer quando estamos em crise é se lembrar das crianças. Crianças que sofrem no mundo. Crianças que sofrem abusos. Crianças que passam: fome, frio, que não tem acesso a educação, saúde, ou crianças que perderam os pais. Lembre-se das crianças de Vieira... de Cuba, do Afeganistão, da líbia, de Burkina Faso, da Colômbia, do Haiti, das favelas do Rio de Janeiro, lembre-se das crianças.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu recadinho

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...