sexta-feira, 3 de agosto de 2012

JESUS MEU VERDADEIRO HERÓI

          Olá amados! Como o post anterior foi para contar as bençãos sobre a EBF! Esse agora é pra dar uma noção a você que pretende trabalhar com esse tema ano que vem! Nossa esse é um tema muito legal! Você pode até pensar que é um tema muito comum, meio repetitivo ou corriqueiro... Embora eu concorde com você nesse quesito, eu tenho que dizer que ainda que "comum" esse é um tema muito importante e abrangente! Sabemos que a mídia televisiva tem muita influência nas crianças. São inúmeros desenhos de super heróis, meninos que se tranformam em monstros e por aí vai... As crianças vestem suas marcas, compram os brinquedos dos seus ídolos e dependendo da idade até acreditam na existência deles. Conforme o tempo passa as figuras dos super heróis mudam, eles começam aparecer com uma nova roupagem, mais modernos, mais humanos, porém sempre com super poderes... sempre como super heróis...  Sabemos que tudo isso não passa de imaginação! O problema é até onde crianças acreditam nessas fantasias? É só lembrarmos de nossa infância... Eu por exemplo gostava de Cavalheiros do Zodíaco, Power Rangers, Sailor Moon, Mestre dos Magos, O máscara...  e por aí vai!! A minha lista é grande! rs! Do jeito que eu adorava (ainda gosto) desenhos, eu via todos! As crianças são bombardeadas com inúmeras figuras que não passam de uma mentira! Veja só a nova onda agora: Qual criança que não gosta do Ben 10???? Fato! Não há como negar! Não como impedir... se bobear nós curtimos os super heróis de nossa infância até hoje.. eu mesma na semana passada fui ao cinema ver o novo filme do Batman (e eu mesma me amarrei!).

            Então se nossa pregação é sobre Jesus, se a razão de nossa existência é Jesus, por que não apresentarmo Jesus as crianças como super herói! Cara o verdadeiro e único super herói! Aquele que era, é e sempre será o Senhor dos Exércitos!! Ele é onipotente, oniciente, onipresente! Apresentar Jesus como super herói já era algo que eu desejava a muito tempo. Mas precisamente desde 2009, quando propus esse tema em minha antiga igreja e fui barrada... barrada??? como assim? Isso mesmo! Barrada! "Sunamita, não vamos misturar as coisas! Não podemos comparar ou trazer o secular para a igreja..."  ok! ok! ok! pensemos em outro tema então... o tempo passou, e as igrejas foram se mobilizando com o tema, hoje se você colocar na internet aparece um monteee!! Youtube então, nem se fala...  Fato é que esse tema veio direto do Senhor para a igreja do Nazareno no Cabral esse ano! E foi pedra!! As crianças não podem depositar suas confianças nos super heróis desse mundo, super heróis que irreais, super heróis que nada tem a ver com sua vida, sua história, seu mundo, seus problemas... Elas precisam conhecer Jesus! O melhor dos amigos, aquele que é real e tem todo o poder no céu e na terra, aquele que as ama, e tem cuidado delas, aquele que entende seus problemas e necessidades e pode de fato ajudá-las!

            E é isso meus amados! Essa é a idéia! Nossa preocupação é levar o evangelho da paz, a verdade que liberta as crianças, de uma forma alegre, descontraída, divertida, explicativa e objetiva. As crianças precisam entender o plano de salvação! Para que o ato de conversão seja real! Para que a criança tenha consciência de suas escolhas e que é amada e querida do Pai! Essa é a minha visão! Essa deve ser a sua visão! Igreja não é circo e nem passa tempo! Igreja é semeadura, é colheita, é evagelho é adoração! Vamos parar de enrolar e substimar as crianças!!
            Eu sou assim, vou escrevendo, escrevendo... quando vejo já falei sobre um monteee de assunto!!rsrs! E aí me pergunto: " Aonde é que queria chegar mesmo?" rsrsrrsrs!!

          Brincadeiras a parte, o objetivo desse post é apresentar a você como dividimos os temas durante esses tres dias de EBF e o nosso esqueleto básico. Hoje em dia a internet tem nos ajudado muito com o quesito de viabilizar idéias! Isso é bom! Porém dizem as más linguas por aí que "hoje nada se cria, tudo se copia"!  Eu particularmente acho muito ruim, pois acabamos enferrujando nossa capacidade de criar! Inovar! Acho interessante a troca de idéias, aprecisação da obra ou feito de um colega! Mas acho importante o nosso toque! Pois a internet está aí, podemos e devemos utilizá-la a nosso favor! Sim! Mas quando copiamos tudo na íntegra, as coisas acabam tornando-se mecânicas e ás vezes até sem sentido! Então fica a dica! Nunca se conforme com algo pronto e mastigado, CRIE! INOVE! Você pode! Graças a infinita misericórdia de Deus somos seres criativos!!! Amém?!!! Eu em 2009 tive uma idéia... um projeto... que eu escrevi e guardei em minha agenda... os anos passaram vi outras coisas na internet, coisas diferentes, coisas parecidas... " Nossa, a peça é diferente, os personagens parecidos, mas a essência é a mesma! Era isso que eu queria! Mas eu posso mudar e fazer assim... " E vou mudando, mudando.... e depois é maravilhoso!! Como fizemos isso??!! Fica só a pergunta!!

Mas vamos ao que interessa!! Abaixo segue o nosso projeto para a EBF desse ano! Espero que possa te ajudar com essas idéias!!

EBF 2012
 JESUS MEU VERDADEIRO HERÓI

Versículo Tema: “Jesus disse: É-me dado todo o poder no céu e na terra” (Mateus 28:18)
Louvor tema: Jesus é meu super herói (Força e Vitória)

1º Dia >  O Plano Perfeito

Objetivo Geral: A programação desse dia (músicas, teatro, artes) será ligada ao tema do dia (O plano Perfeito) que tem como objetivo apresentar as crianças quem é Deus! Falar dos atributos de Deus (Santo, Perfeito, Criador, Amor), a cidade celestial, o problema do pecado e a solução dada por Deus: O plano perfeito: enviar seu único Filho para morrer pelos nossos pecados e termos direito a vida eterna com Deus.

Versículo para memorização: “ Filhinhos, sois de Deus, e já os tende vencido; porque maior é o que está em nós doque o que está no mundo.” (1 JOÃO 4:4)

Louvores: (ministração sobre o tema, Deus, céu e pecado)
  •  Jesus é meu super herói (Força e Vitória)
  • Eu tenho a força de Deus (Cristina Mel)
  •  O céu é muito bom (Cristina Mel)
  • Para adorar ao Senhor (Diante do Trono)
  • O pecado é um tijolinho (Aleca Pop / Adora kids)
  • Faça o melhor
Teatro: Idéia > Dois super heróis, conversam, brincam, interagem com as crianças e quando de repente surge a questão: quem é o mais forte? Os dois começam a competir e decidem partir pra briga, até serem interrompidos por uma menina que fala pra eles sobre a existencia de um super herói (Homem Bíblia)  que representa o super heróis mais forte de todos os tempos que é Jesus Cristo! O homem Bíblia aparece e começa a maravilhosa história do plano da salvação o plano perfeito de Deus!
Brincadeiras: Diversas

História Missionária: Samuelito (escrita para ser contada em 5 dias, em nosso roteiro será contada em 3 dias, cada dia uma parte)


2º Dia > Um herói de verdade

Objetivos Gerais: Agora que as crianças já conhecem Deus e o plano perfeito de ter enviado seu filho, irão conhecer um pouco mais da história de Jesus, seus maiores milagres, seu exemplo de vida, sua demonstração de amor com as pessoas ao seu redor, seu sacrificio na cruz por nós. E deverão saber que como herói de verdade foi o único capaz de vencer a morte!! E como podemos ser imitadores Dele.

Louvores: (ministração sobre Jesus o nosso salvador e super herói)
  • Meu super herói (Mara Lima)
  • Meu super herói (Aline Barros)
  • Jesus é o amigo melhor (Diante do Trono)
  • Pare e pense (Marilene Vieira)
Memorização do versículo: “ Graças a Deus que nos dá a vitória por intermédio de nosso Senhor Jesus Cristo

Teatro: Idéia > Super heróis que não conseguem salvar ninguém são surpreendidos pelo verdadeiro super herói: Super Jesu Cristo que salvou a humanidade inteira.

Brincadeiras: Diversas

Histórima Missionária:  Um milagre para Samuelito (2ª parte)


3º Dia >  Vestidos para o sucesso com a ARMADURA de DEUS

Objetivos Gerais: Jesus foi para o céu, mas também habita em nossos corações. Ensinar as crianças a serem imitadores de Jesus e se revestir com as armaduras que Deus para vencer o male o pecado!

Louvores:
  • Soldado de Jesus (Voices)
  • 1,2,3,4 marcha soldado! (Diante do Trono)
  • Livre
Memorização de Versículo: “ Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para que possais estar firmes contra as astutas ciladas do diabo.”  (EFÉSIOS 6:11)

Teatro: Diálogo com preletora e super herói (Ben 10), onde super herói reconhece que não tem super poderes e preletora vai explicando a ele e as crianças como pode vencer o mal vestindo a armadura de Deus ( Capacete da Salvação, Espada do Espírito, Couraça da Justiça, Escudo da Fé, Cinto da Verdade, Sandália da Preparação)

Brincadeiras:  Gincana com perguntas relacionadas as histórias contadas nos dias da EBF e direito a torta na cara!

Histórima Missionária: Um milagre para Samuelito (2ª parte)


Então pessoal! Espero que eu tenha ajudado de alguma forma!! Esse foi o projeto da nossa EBF, as músicas não foram seguidas ao pé da letra nessa ordem, mas vale  a pena você pesquisar e usar essas músicas que tem tudo a ver com o tema em questão! As peças de teatro foram bem animadas, bem descontraídas, levando as crianças a rirem. Os teatros sempre foram seguidos por uma preleção e apelo. Nossa preocupação acima de tudo, é evangelizar as crianças de forma clara e consciente, utilizando a liguagem delas!
Um beijo carinhoso!!
Sunamita

9 comentários:

  1. Oii amei seu blog.
    Também trabalho com o departamento infantil.
    Estou com o Blog maetemdetudo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Legal Lorena! Fico feliz por ter gostado do blog! Depois vou dar uma passadinha no seu blog! Deus abençoe!

      Excluir
  2. Parabéns, suas postagens me foram muito úteis, sou coord. dpto infantil
    em uma pequena cidade, este ano vamos ter nosso 1º ebf...
    Q. Deus abençoe teu ministério,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amem irmã! Deus abençoe a primeira ebf em sua irgreja! E que venham muitas outras!!

      Excluir
  3. Ola querida tenho certas reservas com "super herois", gostei muito da ideia,sou casada, tenho um filho de 2 anos e sinceramente cuidamos e muito com o que ele vê na T.V desenho de heroi e principalmente Ben10 ele não vê,ja explicamos desde bem pequenino,aos poucos vamos falando da palavra para ele, isso é tão impregnado nas crianças qto esse bendito "Noel" que muitos pais cheios de alegrias levam seus pequeninos para ve-lo no shopping ou em outro lugar,detalhe: PAIS CRISTÃOS...cada um na sua...não é fácil pois o mundo bombardeia com essas coisas! na familia ja foram contra meu esposo e eu mas continuamos firmes em Jesus e mais vez digo: Cristãos foram contra nossa atitude! ninguem é perfeito e somos familia e nos amamos,kkk. Tenho sentido no coração o desejo de evangelizar os pequenos e sua ideia foi maravilhosa, parabens pela iniciativa, um gde abç que o Senhor te abençoe ainda mais!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá minha irmã! A paz! Faz tanto tempo que eu não posto nesse blog (que é meu queridinho) que só vi seu comentário hoje. É uma pena não ter postado como anônimo, pois nem sei se um dia irá ver minha resposta! Bem, eu gostei muito do seu comentário! E achei muito agregador! Assim como você eu também sempre tive resistencia aos super heróis. Bom eu até gosto de assistir uns filmes, ver uns desenhos... e vejo que muitos desenhos não tem nada de construtivo a ensinar as crianças. Infelizmente as crianças estão bombardeadas por muita informaçao e muito conteúdo ruim. Porém num mundo que vivemos fica muito dificil você impedir que tudo isso chegue até nossas crianças. De fato não podemos impedir, mas como pais cristãos nos cabe ensinar e irmos na contramão do mundo. Vale dizer que não é proibir, mas ensinar. Por outro lado os super heróis estão super impregnados entre nossas crianças. Elas gostam de se vestir como eles, de parecer como eles... então sejamos criativos em apresentar a elas a figura do herói dos heróis! Um herói de verdade! O único que venceu a morte e por amor deu sua vida a todos nós!! bjs grande minha querida! Deus te abençoe em sua caminhada!

      Excluir
  4. Suuuu, adorei o blog, não conhecia e achei por acaso... Muito legal!!! Saudades!!! Precisamos marcar algo. Beijinhos da sua noivinha Tamara.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minha noivinha estilosa por aqui!! Que legal tami!!! bjx

      Excluir
  5. Olá gostaria muito de saber onde comprou ou mandou fazer este jesus?
    Viu fazer este mesmo tema

    ResponderExcluir

Deixe seu recadinho

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...