quarta-feira, 7 de abril de 2010

Li esse texto na internet e achei muito interessante, por isso postei aqui! Leia pois você sem dúvida vai gostar dele! E em algum momento vai fazer uma identificação com vc!!!

Saindo com a Mãe

          Aquele professor era diferente de todos os demais. Os deveres de casa que ele passava eram sempre surpreendentes. Criativos. Enquanto os outros professores nos mandavam responder perguntas ao final do capítulo ou solucionar os problemas de números tal a tal, ele tinha tarefas bem diversas para nossa classe. Naquela quinta-feira ele falou a respeito do comportamento como um meio de comunicação.
          - Nossos atos falam mais do que as palavras. O que as pessoas fazem nos diz algo sobre o que estão sentindo - afirmou. - Agora, como dever de casa, vejam se conseguem mudar uma pessoa, massageando o ego dela ao ponto de perceberem uma mudança em seu comportamento. Na próxima aula, vocês relatarão seus resultados.
          Quando cheguei em casa, naquela tarde, olhei para minha mãe e vi que ela estava sentindo muita pena de si mesma. Os cabelos lhe caíam sobre o rosto. A voz parecia um lamento. Enquanto preparava o jantar, ela ficou suspirando. Quando cheguei, não falou comigo. E assim eu também não falei com ela.
          O jantar foi triste. Papai estava sem vontade de falar. Foi aí que decidi colocar em ação o dever de casa.
           - Mãe, sabe aquela peça que o clube de artes dramáticas da universidade está encenando? Por que você e papai não vão assisti-la hoje à noite?
           - Esta noite não dá - disse logo meu pai. - Tenho uma reunião importante.
           - Naturalmente - foi a resposta seca de minha mãe.
           - Bem, por que não vai comigo? - perguntei. E logo me arrependi.
           Imagine: um rapaz do segundo grau sair à noite com sua mãe. Mas agora não havia mais conserto. Ela perguntou toda animada:
           - De verdade? Rapazes não costumam sair com as mães.Eu engoli em seco antes de tornar a falar:
           - Não existe nenhuma lei dizendo que a gente não pode sair com a mãe. Vá se arrumar.
           Ela carregou uns pratos até a pia. Seus passos estavam mais leves, em vez de arrastados. Papai e eu lavamos a louça e ele comentou o quanto eu era um filho atencioso e gentil. Deprimido por causa da proposta que fiz á mamãe, pensei: "Tudo por causa da aula de psicologia."
           Mamãe voltou para a cozinha, mais tarde, parecendo cinco anos mais nova. Parecendo não acreditar no que estava acontecendo, ela insistiu:
           - Você tem certeza de que não vai sair com ninguém esta noite?
           - Agora eu vou. Vamos nessa!" - respondi
           A noite não foi tão desagradável como eu pensara. A maioria dos meus amigos certamente fez algo de mais empolgante naquela noite do que assistir a uma peça de teatro. Ao final da noite, minha mãe estava genuinamente feliz. E eu próprio, bastante satisfeito.
           Acabei me dando superbem no dever de casa. E aprendi um bocado sobre como fazer alguém feliz.
           Pode ser que não tenhamos dever de psicologia para fazer em casa. Pode ser que nem estejamos estudando. Não importa. Na universidade da vida, o curso não acaba nunca. Sempre é tempo de aprender e exercitar. Por isso, tentemos hoje fazer alguém feliz. Pode ser nosso filho, nosso cônjuge, nossa mãe. Que tal um amigo, um irmão? Ou simplesmente alguém que transite em nosso caminho?
          Observemos, ofereçamos nosso tempo, nossa companhia. Façamos um comentário gentil. Abracemos, beijemos, conversemos. Proponhamos um passeio. Um programa diferente. E descobriremos como é bom fazer alguém feliz.


Em todo tempo ama o irmão. (Provérbios 17:17)
 Autor Desconhecido

segunda-feira, 5 de abril de 2010

1ª Reunião de Pais e Responsáveis Ministério Infantil 2010

     No dia 28/03/2010 realizamos nossa primeira reunião com pais e responsáveis no ano de 2010. Embora não tenham comparecido todos os pasi ficamos felizes com a presença dos que compareceram.
     Nossa reunião foi uma benção! Falamos sobre projetos que temos para o Departamento Infantil nesse ano de 2010 e principalmente sobre a importância dos pais na vida de seus filhos, na formação do seu caráter cristão e em levá-los e incentivá-los a irem a igreja e participarem do grupo Infantil.
      Para exemplificar isso, realizamos uma dinâmica muito legal que também serve para descontrair e deixar os pais mais envolvidos e participativos na reunião. Por isso foi feita loo no início da reunião. Vou postá-la abaixo para quem quizer fazê-la:
      Entregamos uma bexiga para cada responsável e pedimos para que enchessem pensando na criança a qual está representando (seu filhos). Logo em seguida pedimos para que jogassem a bexiga para cima sem deixá-la cair e chamamos uma mãe voluntária para nos ajudar na dinâmica. Quem se candidatou foi a Débora, a mamãe do Marcos Paulo e da Maria. Pedimos a Débora que fosse tocando nas outras mães e a medida que Débora ia tocando as mamães iam sentando nos seus lugares, deixando suas bexigas no ar. Enquanto isso eu Luciane ajudamos as mães a não deixarem seus balões caindo. No final ficou apenas eu e Luciane tentando deixar as bexigas no ar e os pais sentados olhando.
     Como resultado nem eu nem Luciane conseguimos manter todaEs as bexigas no ar. Muito pelo contrário deixamos a maioria cair no chão. O que podemos refletir com essa dinâmica é que se nós não tivermos o apoio dos pais, ficará difícil realizar o trabalho sozinhas. No início da dinâmica estava tudo organizado e funcionando direitinho pois todos estavam participando e ajudando. Com isso nós podemos ortientá-los a participarem na formação cristã de seus filhos, motivando-os a irem a igreja, participando das reuniões, tendo interesse em conversar com seu filho e saber o que ele está aprendendo na igreja etre outros assuntos que também mencionamos.
     Chamamos a a atenção para aqueles que trazem as crianças a igreja através do Evangelho de Marcos 10:13-14:
     "Então, lhe trouxeram algumas crianças para que os tocasse, mas os discípulos os repreendiam. Jesus, porém, vendo isto, indignou-se e disse-lhes: Deixai vir a mim os pequeninos, não os impeçais, por que dos tais é o reino de Deus."
      Vemos nesse versículo que as crianças eram levada a Jesus para que Ele as tocasse. Ela não foi sozinha, alguém a levou! O que queremos dizer é que a criança depende de alguém que a leve, alguém que mostre o caminho a ela! E é preciso incentivar aqueles que levam as crianças até Jesus! É preciso que os pais, que são os principais responsáveis pela formação de seus filhos, levem as crianças!
      Assim como achamos importante a formação da escola, assim como ensinamos os filhos para o mundo, assim como buscamos cursinhos preparatórios, cursinhos de inglês, espanhol, informática, esporte, balé etc. Não podemos esquecer de forma alguma a formação espiritual. Pois essa é tão importante ou até mais importante do que todas as outras. Hoje as crianças estão vivendo num mundo cad vez mais recheado de informações, onde existe uma distorção de valores e princípios. Se não educarmos as crianças hoje, podemos ofrer mais tarde!
      Em fim! Graças a Deus nossa reunião foi uma benção! Confesso que fiquei um pouco nervosa... mas para minha primeira reunião... acho q ficou muito bom!
       No final da reunião distribui um texto para cada responsável e fiz uma leitura alta com acompanhamento de todos. Segue o texto abaixo:

IGREJA ASSEMBLÉIA DE DEUS
Praça João Moreira nº90, Anchieta
Pastor Sóstenes Teixeira de Mello
Líderes do Ministério Infantil: Sunamita e Luciane


1º Reunião de Pais e Responsáveis 2010

MENSAGEM AOS PAIS

"A criança aprende o que vive e vive o que aprende”



Se a criança vive sob crítica, Ela aprende a condenar;
Se a criança vive sob hostilidade, Ela aprende a brigar;
 Se a criança vive ridicularizada, Ela aprende a ser tímida;
 Se a criança vive sob humilhação, Ela aprende a sentir-se culpada;
Se a criança vive com tolerância, Ela aprende a paciência;
Se a criança vive com encorajamento, Ela aprende a ter confiança;
Se a criança vive com louvor, Ela aprende a apreciar;
 Se a criança vive com compreensão, Ela aprende a justiça;
Se a criança vive com segurança, Ela aprende a ter fé;
 Se a criança vive com aprovação. Ela aprende a gostar de si mesma;
 Se a criança vive com aceitação e amizade, Ela aprende a achar amor no mundo.


"Nós amamos porque Deus nos amou primeiro". Vamos ensinar as crianças o quanto Deus nos ama...

           Em fim foi uma benção! Quero agradecer as mães que compareceram! Incluive  ao único pai presente na reunião, o diácono Davi. Também as mamães Bárbara, Débora e mamãe da Milene e Kauã que não frequentam a igreja mas nos prestigiaram com ua presença. Ao tio Antônio que as levou para a reunião e ao irmão Antonio Marcos que as levou embora. As tias Priscila, Cassia, Patricia e Paula que ficaram ensaiando as crianças enquanto estávamos na reunião. A tia Luciane pelo cachorro quente e bolo! Uh que delícia! E a tia Valda que ajudou na cantina!!! Deus abençoe a todos!!! Esperamos estar realizando outras reuniões esse ano. E também com a presença de mais responsáveis! Beijinhos Tia Sunamita

Apresentação de PÁSCOA - Ministério Infantil

     Estou muito feliz porém cansada!!
     Ontem o grupo de crianças apresentou a peça "Descobrindo a verdade sobre a Páscoa"
Foi uma benção! A peça fala de forma simples e lúdica sobre como entraram os coelhinhos e ovos de chocolate na comemoração da Páscoa, porque comemoramos a Páscoa e de onde surgiu a Páscoa!
     Ficamos felizes com o resultado!!! Agradecemos primeiramente a Deus por nos conceder graça e nos dar amor pelos pequeninos! Agora quero fazer alguns agradecimentos: Quero agradecer a tia Priscila que este ano está responsável pelo Teatro no Ministério Infantil; Quero agradecer as tias gêmeas Paula e Patricia pelo apoio nos ensaios realizados; Quero agradecer a Pastora Ângela por emprestar as roupas de época para a peça. Que ficaram lindas demais!; Agradecer a tia Lu por ter confeccionado as orelhas dos coelhinhos, Também a Cassia por te ajudado na maquiagem das crianças e no som; Aos pais que levaram seus filhos aos ensaios; e por último e não menos importante a todas as crianças que participaram da peça!!! Inclusive alguns adolescentes que nos ajudaram!! Foi uma benção!! Muita coisa ainda vem por aí!!! Vamos louvar ao Senhor!!!

     Bem gente! Depois de tantos agradecimentos!!rsrsr!! Vou postar aqui o texto da peça que fizemos para quem tiver interesse!!! Beijos e que Deus abençoe!!


Descobrindo a verdade sobre a páscoa

Ancorado pelo narrador, coelhos, personagens bíblicos... questionam a presença de coelhos e ovos de chocolate relacionados a páscoa.

Cenário e iluminação a critério do grupo

Narrador: Hoje é Domingo de páscoa, em todos os lugares as pessoas trocam ovos de chocolate coloridos, mas, afinal por que se troca ovos? Porque se comemora a Páscoa e o que é a Páscoa?

Entra os Coelhinhos (pulando e cantando) “De olhos Vermelhos de pelo macio, sou muito assustado eu sou coelhinho, eu pulo pra frente, eu pulo pra traz, dou mil cambalhotas, sou forte demais, comi uma cenoura, com casca e tudo, tão grande ela era..... Fiquei barrigudo, fiquei orelhudo, fiquei narigudo.”

Narrador: Ah! Como pude me esquecer, quem é que quando fala em páscoa logo não pensa em coelhinhos, ai estão eles, pulando correndo, comendo cenouras e alfaces, mas....
Hei! Coelhinhos me respondam uma coisa, coelhos põem ovos?

Todos os coelhos: Não!

Coelha 1: Ora moça! coelhas têm é filhotinhos.

Narrador: Vocês têm certeza que coelhos não põem ovo de chocolate?

Todos coelhos: Temos sim. Senhora.

Coelha 2: É claro, afinal nós somos coelhos não esta vendo.

Narrador: Então como pode ser? Que historia é esta; coelhinhos vocês querem descobrir junto comigo esta historia?

Todos coelhos: Queremos.

Coelha 3: É bom mesmo, a muito tempo que esta historia, já nos aborrece.

Narrador: Então fiquem por ai bem quietinhos, sentados num cantinho destes.
E agora como será que apareceu está idéia de ovos de chocolate, bem sei que muitas religiões desde a antiguidade, o ovo simboliza o principio da vida, porque embora aparentemente morto, o ovo contém uma vida que surge repentinamente.

(ENTRA A MENINA EGIPCIA)

Narrador: Quem é você? Você sabe alguma coisa sobre está historia?

Egípcia: Eu sei, lá no meu país o Egito, se conta, que o povo antigo pintava ovos coloridos para levarem no dia do aniversário de um guerreiro muito forte e valente que morreu numa batalha e assim quando enfeitavam seu túmulo com estes ovos estavam mostrando que os seus feitos históricos continuavam vivos em suas memórias.

Narrador: que interessante gostei de saber muito obrigado. Fique por ai, quem sabe ainda vamos descobrir mais coisas, se eu não me engano a bíblia também fala sobre a páscoa.

(ENTRA O HEBREU)

Narrador: Quem é você?

Hebreu: Sou um Hebreu, e como eu ouvi vocês falando sobre a Páscoa, resolvi vir aqui para contar o que meus pais me ensinaram sobre a 1º Páscoa, quem sabe posso ajudar.

Narrador: De certo que ajudará, conte logo.

Hebreu: Está tudo escrito (abre o pergaminho) o povo era escravo no Egito e Deus por amor, chamou a Moíseis e o mandou para os libertar, mas Faraó que reinava era mau e não queria deixar o povo sair, então Deus mandou 9 pragas e nem assim o Faraó deixou o povo sair. Foi quando Deus antes de enviar a Décima praga que era a pior, mandou que o nosso povo se preparasse pegando um cordeiro sem defeito matasse e passassem do seu sangue nos umbrais das portas e janelas e depois durante a noite comessem todo o cordeiro assado e pães asmos bem às pressas e enquanto o povo assim fazia o Senhor trouxe a morte sobre todo o primogênito em toda a terra do Egito em todos as casas, menos é claro, naquelas casas que estavam marcadas com o sangue, então faraó chamou Moiseis naquela noite mesmo e mandou que saísse com todo o povo. Assim o povo se tornou livre e Deus ordenou que para sempre se comemorasse a Páscoas relembrando o livramento e a saída do cativeiro, a festa duravam vários dias.

Narrador: Que maravilhosa historia é esta da 1ª páscoa obrigado. Agora já sabemos como e porque apareceu a Páscoa e como o povo judeu a comemorou por tanto anos. Mas, eu ainda acho que tem mais coisas sobre a Páscoa para aprendermos se junte aos outros.

(ENTRAM PEDRO E JOÃO)

Pedro: E tem mesmo.

Narrador: Quem são vocês?

João: Somos Pedro e João. Nos fomos os Apóstolos que prepararam a Ultima páscoa do Senhor Jesus.

Pedro: Sim, ele nos mandou até a Jerusalém e ali como ele disse preparamos tudo para a ceia.

João: Chegando a hora, ele, Jesus se pos à mesa com todos os Apóstolos e tomou o pão e o cálice, deu graças e repartiu entre nós.

Pedro: Ali também nos falou que um de nós o trairia e que eu o negaria 3 vezes

João: também nos ensinou que o maior no reino dos céus seria o que fosse menor logo depois ele foi orar, e então foi preso e crucificado.

Narrador: Oh! Meus amigos, que benção podemos saber que Jesus também comemorava a páscoa, mas eu ainda não entendi por que hoje em dia só se fala em Domingo de Páscoa e não mais se comemora em vários dias como era antigamente.
Mas vocês fiquem por ai, vêm chegando outras personagens e quem sabe eles vão nos ajudar.

Entram, as Duas Marias, Maria Madalena e Salome.

Maria 1: Nós sabemos, o porque.

Narrador: Então contam nós, por favor.

Maria 2: Nós somos as Mulheres, que na madrugada de domingo fomos ao tumulo para ungir o Senhor.

Salomé: Porem quando chegamos lá, estava tudo diferente, o tumulo já estava sem a pedra.

Maria 2: Entramos correndo, e então, vimos um Anjo sentado, bem do lado direito e ficamos surpresas e atemorizada, porém ele disse:

Anjo: Não vos atemorizeis, buscai a Jesus que foi crucificado? Ele ressuscitou, não está mais aqui, vede o lugar, mas ide e dizei a seus discípulos para irem a Galiléia e lá o vereis como ele vos disse.

Salome: Saímos fugindo com muito medo e nada dissemos a ninguém.

Maria Madalena: Eu permaneci ali junto à entrada, chorando e vi 2 anjos sentados que me perguntaram, por que chorava e eu lhes respondi que tinham levado a meu Senhor e eu não sabia onde o tinham posto, foi quando olhei pra traz e vi um varão em pé, ele também me perguntou pro que chorava e a quem procurava, pensei que ele fosse o jardineiro e lhe pedi que me dissesse onde tinham posto o meu Senhor Jesus e ele me chamou pelo nome. Maria, só então reconheci a voz de meu Mestre ele me recomendou dizendo que iria subir para seu Pai. Depois disto eu sai anunciando todas as coisas aos discípulos. E Era um Domingo de páscoa.

Narrador: Aleluia; agora entendo porque o Domingo de Páscoa é tão importante, pois foi num domingo durante a festa de páscoa que Jesus Cristo ressuscitou.
Hi! Mas esperem as, já descobrimos sobre os ovos coloridos, sobre a festa de Páscoa dos Judeus, sobre o Domingo de ressurreição, mas a os coelhinhos? Como entraram na historia?

(ENTRE ESTUDANTE)

Estudante: Eu descobri, neste livro. (abre o livro) para representar o sentido da Páscoa através dos tempos foram escolhidos os 2 símbolos da fertilidade que são os ovos e os coelhinhos. E no século XVIII(18) a Igreja Católica oficializou o uso do ovo como símbolo também da ressurreição de Cristo e assim pilhas e pilhas de ovos comuns eram benzidos e distribuídos entre os fieis, mas em 1928 com o desenvolvimento da industrias de chocolate passou-se a distribuir ovos de chocolate e depois é claro o comercio entro e passaram mesmo foi à vender os ovos

Narrador: Agora sim todas as coisas ficaram bem explicadas e nós já descobrimos o segredo da verdadeira Páscoa, vamos juntos contar a todos.

Todos: o sentido Maximo da Páscoa é a Libertação do Homem.

Todos cantam: Musica com o tema da ressurreição. >> Nós cantamos a música P-A-S-C-O-A da Cristina Mell!

Páscoa! Páscoa! Páscoa!
Páscoa! Páscoa!
P, A, S, C, O, A 4X

P de Passagem

A de Amor

S de Senhor e Salvador

C de Cristo, o caminho para o céu

O de Orientador

A de Alegria, Amizade e Amor.

Quando Jesus Cristo a sua vida entregou
A minha Páscoa bem mais doce se tornou
Morreu na cruz, foi assim que me salvou
Mas no terceiro dia Ressuscitou! 

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...